Dicas para o cuidado dos Foto Livros / by Ruben Mália

banner.jpg

Algo comum entre muitos fotógrafos é o gosto pela aquisição de foto livros. Seja pelo prazer de desfolhar fisicamente o trabalho de outro fotógrafo ou meramente como investimento os fotógrafos acabam por criar uma colecção ao longo dos anos.

Muitos temos foto livros em nossas casas que gostamos que façam parte da nossa colecção, mas há outros que são especiais para nós, seja pela edição, raridade, valor monetário ou simplesmente sentimental.
Há um conjunto de cuidados básicos que podemos ter para ajudar a preserva-los, em particular aqueles que nos são mais especiais:

1- Evitar a exposição directa ao sol.

A luz solar directa vai fazer com que as cores nas capas esvaneça e as folhas fiquem amareladas. Exposição prolongada a luzes fluorescentes provoca um efeito semelhante.

2- Controlar a Humidade

Nas casas com mais humidade, é aconselhado o uso de um desumidificador para ajudar a reduzir a humidade absorvida pelos livros mantendo a humidade relativa entre os 50 e os 55%. Quando acima de 70% existe um elevado risco do aparecimento de bolor e esse é um problema que é muito difícil de reparar.

3- Limpeza

A limpeza dos livros semanalmente é importante para a sua conservação. Terra e pó são abrasivos e podem ter um efeito semelhante a uma folha de lixa. O pó irá também atrair humidade e poderá criar pólos de bolor. O pó deve ser limpo com uma escova suave ou espanador, segurando o livro completamente fechado e escovando no sentido oposto a espinha do livro, evitando assim que o pó se transfira para as páginas.
É também aconselhado deixar espaço entre os livros e o fundo da prateleira para que haja circulação de ar.

4- Manuseamento

Um hábito comum no manuseamento é relacionado com a forma como os livros são removidos das prateleiras puxando-os para nós pela parte superior da capa provocando ao longo do tempo consideráveis danos ao material.

São aconselhadas os seguintes métodos: Caso haja espaço atras do livro, coloque a mão no fundo e traga o livro na sua direcção. Outro método, é simplesmente empurrar os 2 livros que rodeiam aquele que pretende, facilitando assim o acesso.

rightwrong.jpg